( " ex: tshirts, gravação chuteiras, orçamentos, campanhas, etc..." )

16/11/08

Conjuga-me - conjugar verbos da língua Portuguesa

Citar PeopleWare


Conjuga-me é uma ferramenta para conjugar verbos da língua Portuguesa. Partindo do infinitivo de um verbo faz a conjugação verbal de verbos regulares e irregulares.


Esta é uma ferramenta interessante, para conjugar um verbo introduza um infinitivo e.g., ir, trazer, poder, vir, fazer, ser, estar…

Para fazer a conjugação de verbos foi utilizada a gramática do Português Europeu pelo que a conjugação segue esta norma.

O subjuntivo (Brasil) aparece denominado de conjuntivo (Portugal) e o futuro do pretérito (Brasil) aparece como condicional (Portugal).

* No Português Europeu alguns verbos admitem dupla forma no presente do indicativo, no presente do conjuntivo e no imperativo, por exemplo o verbo negociar: negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia …

* No Brasil alguns verbos sofrem uma acentuação diferente, por exemplo o verbo aguar: águo, águas … ágüe …, verbos acabados em “oar”: eu vôo vs. eu voo, verbos acabados em “oer”: eu môo vs. eu moo…

Citar PeopleWare

Sem comentários: